Home
Mapa
Cadastro
Regiao
Nome
ImagemDanca
Danca
Na região do norte encontramos danças como: Boi-Bumbá Camaleão, Ciranda, Gambá, Serafina, Maçarico, Marujada, Lundu de Marajoara, Desfeiteira, Marabaixo, Marambiré.
ImagemCulinaria
Culinaria
Do tacacá ao açaí, a comida típica do Norte do Brasil contém traços, ingredientes nacionais e temperos que, além de únicos, contam a história de um povo e trazem muito da sua identidade. Não é novidade que o Brasil é um país enorme e carrega diferentes tradições, costumes, climas e biomas: essa vasta diversidade cultural vai além das fronteiras e se estende até a culinária. A Região Norte do país conta com a forte influência da cultura indígena em vários aspectos, inclusive na cozinha, onde os pratos são feitos à base de mandioca e com foco nos peixes do Rio Amazonas, como acacá, pato no tucupi, mujica de peixe, pirarucu de casaca, maniçoba, caldeirada, bolo de macaxeira, Biju, Bolo de mandioca e Caldeirada.
ImagemMusica
Musica
Carimbó- O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se recebendo outras influências, principalmente negra. Seu nome, em língua tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. Calypso- Calypso é um gênero musical brasileiro de origem paraense, refinado do brega, com a influência de ritmos regionais do Pará como: lambada, carimbó, guitarrada, em fusão com calipso e o reggae dos países do Caribe. Marujada- A marujada é um estilo musical caracterizado pela sua dança, com movimentos frenéticos, conhecido na Europa, na Espanha e Portugal, desde o período barroco. Tecnobrega- O nome "tecnobrega" é uma combinação das batidas "brega" e "tecno" do estado do Pará. De modo geral, as músicas do Tecnobrega contam histórias de desgosto, da vida difícil de pessoas em áreas remotas e de lutas feministas.
ImagemFestas
Festas
As festividades do norte do Brasil são fortemente influenciadas pela cultura indígena, assim como a religiosidade cristã. A festa, que é realizada em junho, no Estado do Amazonas, acontece em um local chamado de Bumbódromo. O festival consiste na disputa de dois bois, o Garantido (representado de vermelho), e o Caprichoso (representado de azul).
ImagemFolclore
Folclore
LENDA DO BOTO COR-DE-ROSA: O boto-cor-de-rosa é um animal presente nos rios amazônicos, e, na sua história, fala que esse animal se transforma em um homem muito bonito e conquistador, que parte à procura de mulheres para seduzi-las. VITÓRIA-RÉGIA: Segundo essa lenda indígena e amazônica, a vitória-régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar tocar o reflexo da Lua. Para os índios, a Lua era Jaci, deusa da Lua na mitologia tupi, que transformava as índias que escolhia em estrelas do céu.
ImagemArtesanato
Artesanato
O artesanato da região Norte inclui objetos feitos a partir de barro, cerâmica, couro, madeira, pedra-sabão e sementes, entre os materiais usados para produção de bijuterias e artigos decorativos, a cerâmica marajoara é o artesanato mais usado na região. Outro destaque do artesanato local é a cerâmica Marajoara, primeira cerâmica que surgiu no Brasil, criada a partir dos povos indígenas da Ilha de Marajó.
ImagemVestimenta
Vestimenta
Na região norte do Brasil, o clima é muito quente e com estações bem definidas de chuvas. Isso faz com que as roupas usadas sejam leves e agradáveis. O toque artesanal também faz parte das roupas tradicionais do norte do país, com destaque para os detalhes indígenas da Amazônia.
ImagemLiteratura
Literatura
A literatura do norte é bem influenciada pelos indígenas e na grande maioria dos livros falam sobre o brasil império. A literatura folclórica da região Norte é repleta de outras histórias que recontam as aventuras e a origem de seres como a vitória-régia, a boiúna (ou cobra grande), o uiapuru e o curupira, por exemplo. Muitas dessas narrativas são inspiradas ou mesmo derivadas de crenças das populações indígenas. Um dos principais livros é a “Cenas da vida amazônica” de José Veríssimo.
ImagemTurismo
Turismo
Viajar pelos estados do norte do Brasil pode ser uma opção de roteiro fora do comum para turistas estrangeiros e até mesmo brasileiros que pouco ou nada sabem sobre uma das regiões mais encantadoras do país, tendo pontos de turismo como Ilha de Marajó, Pará, Parintins, Amazonas, Parque Nacional da Serra do Divisor, Acre, Parque do Jalapão, Tocantins, Monte Roraima, Roraima, Vale das Cachoeiras, Rondônia e Fortaleza de São José de Macapá, Amapá
Back to List