Home
Mapa
Cadastro
Regiao
Nome
ImagemDanca
Danca
Samba Carioca: Esse estilo musical surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX, e seu surgimento aconteceu em encontros de afro-brasileiros que se reuniam para celebrar sua cultura e realizar seus rituais religiosos. A popularização se deu por meio dos desfiles das escolas de samba e pela difusão do rádio no Brasil. Quadrilhas mineiras: A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil. Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas, que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país.
ImagemCulinaria
Culinaria
Espírito Santo: Moqueca Capixaba: A moqueca capixaba é um ensopado à base de peixe e vegetais, temperado com azeite de oliva, urucum e coentro típico, receita originária do estado do Espírito Santo. Ao contrário da moqueca baiana, a versão capixaba é preparada sem azeite de dendê ou leite de coco. Rio de Janeiro: Feijoada: É uma designação comum dada a pratos da culinária de regiões e países lusófonos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Timor-Leste e Macau. Consiste num guisado de feijão, normalmente com carne, e quase sempre acompanhado com arroz. São Paulo: Coxinha: A coxinha é um salgadinho brasileiro, de origem paulista, também comum em Portugal, feito com massa de farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango, queijo, calabresa ou vários outros tipos de sabores.
ImagemMusica
Musica
No que diz respeito à música, as expressões musicais mais conhecidas da região Sudeste compreendem os seguintes estilos: Bossa Nova: A Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira que surgiu no final dos anos 50, caracterizado por forte influência do samba carioca e do jazz norte-americano. Pagode: O pagode é um gênero musical que surge como uma reação popular contra a maciça ocupação dos meios de comunicação por ritmos alheios à cultura nacional. Samba: O samba é uma dança e um gênero musical brasileiro, o ritmo é fruto da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade.
ImagemFestas
Festas
O Bumba meu boi, também chamado de Boi-Bumbá, é uma dança tradicional brasileira típica das regiões norte e nordeste. Embora tenha maior representatividade nas culturas dessas regiões, atualmente podemos encontrar essa manifestação cultural em todas as partes do Brasil. Em 2012, o Bumba meu boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Carnaval é um período de festas populares realizadas durante o dia e à noite. As comemorações ocorrem todos os anos, nos meses de fevereiro ou março, começando no sábado e estendendo-se até a Terça-feira de Carnaval. As celebrações carnavalescas terminam na Quarta-feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma — período de 40 dias que segue até a Sexta-feira Santa, dois dias antes da Páscoa. As festas de Carnaval são adaptadas de acordo com a história e a cultura local. Em geral, as pessoas dançam, comem e bebem alegremente em festas, bailes de máscaras, bailes de fantasias, desfiles de blocos, escolas de samba, trios elétricos e até na própria rua.
ImagemFolclore
Folclore
Mula sem cabeça: A lenda da mula sem cabeça é a história de uma mulher que foi amaldiçoada por Deus como punição pelos seus pecados. Há muitas variações sobre o que seriam exatamente esses pecados, mas a teoria que ganhou mais força ao longo dos tempos afirma que a mulher teria tido um relacionamento amoroso com um padre. A maldição transformou a mulher em uma mula que possui um freio de ferro e, que no lugar da cabeça, possui chamas de fogo. A Mula sem cabeça costuma correr pelos campos relinchando muito alto e assustando pessoas que aparecem em seu caminho. Por vezes, ela parece soluçar como um ser humano. Diz-se que o encanto apenas terá fim se alguém tiver a coragem de lhe arrancar tal freio de ferro ou de feri-la a fim de que ela perca um pouco de sangue. A lenda da mula sem cabeça é uma espécie de lição de moral religiosa para mostrar que as mulheres não podem se envolver com os religiosos ou recebem um castigo. O Lobisomem: Também conhecido como Licantropo, o Lobisomem é um personagem do folclore que durante o dia se assemelha a um homem comum e durante as noites de lua cheia se transforma em uma espécie de lobo. Uma das versões da origem da lenda afirma que como castigo de Deus, um homem foi mordido por um lobo e passou a transformar-se em um ser semelhante nas noites de lua cheia. As pessoas costumam identificar o Lobisomem quando ele está sob a forma humana por conta de suas grandes olheiras, aspecto cansado e comportamento estranho: o homem que vira Lobisomem costuma desconfiar de tudo e de todos e está sempre muito atento às outras pessoas. Sob a forma de lobo, a criatura tem o hábito de vaguejar pela noite em busca de sangue para se alimentar.
ImagemArtesanato
Artesanato
Devido ao seu intenso fluxo cultural, o artesanato do sudeste é muito diversificado. Os artesãos são muito criativos, utilizando fibras de coco, taquara, cipó e bambu para confeccionar cestos, balaios e abanos, acessórios indispensáveis devido às altas temperaturas da região. E não podemos nos esquecer dos tecidos: bonecas de pano, colchas e toalhas de retalho que marcam o artesanato fluminense; Já São Paulo tem o município mais populoso e abriga o centro financeiro do Brasil. Por isso, tem grande diversidade cultural, sendo o lar de árabes, asiáticos e europeus. Embora o seu interior tenha sido colonizado por italianos e japoneses, sua cultura também tem influências indígenas e africanas; Derivado da miscelânea cultural, o artesanato de São Paulo vai da cerâmica rústica ao trançado de fibras naturais, especialmente em cidades do Vale do Ribeira, onde se concentra a maior população tradicional do estado. Os artesanatos derivados de materiais reciclados, como garrafas PET e latas de alumínio, também se fazem presentes; Ainda se destacam na Região Sudeste os bordados e o artesanato feito com barro. Diferentemente dos bordados do Nordeste, nessa região os bordados são feitos por meio de técnicas livres que se caracterizam por composições criativas.
ImagemVestimenta
Vestimenta
As roupas típicas da região sudeste contam com o traje caipira, presente nas festas de rodeio. Essa roupa tem a calça jeans, a fivela, a bota, o chapéu, a camisa xadrez e o cinto como itens fundamentais. As roupas da região sudeste também são influenciadas pelo clima e pelo aspecto econômico. Em São Paulo, capital, as pessoas se vestem de uma maneira mais formal. É muito comum que as pessoas se impressionem com o estilo sofisticado, moderno e elegante de se vestir dos moradores da capital paulista. Em Minas Gerais, as roupas têm um aspecto mais rural, descontraído e simples, principalmente nas cidades do interior do Estado. No Espírito Santo, as pessoas se vestem com roupas mais leves em cidades litorâneas, como Vitória, a capital do Estado. No Rio de Janeiro, as roupas também são mais leves e descontraídas por conta do clima quente e das praias. Na região serrana do Estado, como em Petrópolis e Teresópolis, as roupas são mais fechadas e pesadas por causa do clima.
ImagemLiteratura
Literatura
A região sudeste do Brasil tem um histórico de grandes escritores e importantes obras literárias. Nessa região do país aconteceu o fortalecimento do barroco brasileiro, nos séculos XVII e XVII, e a expansão do arcadismo no século XVIII. O principal Estado da região para estes movimentos da literatura foi Minas Gerais. Por volta de 1836, o sudeste brasileiro também viveu o Romantismo, com uma temática indianista e nomes importantes como José de Alencar, que nasceu em Fortaleza, mas estudou na Universidade de São Paulo. O realismo também teve um nome forte no sudeste, o escritor Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro e autor de obras fantásticas como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. O sudeste do Brasil também foi palco da Semana da Arte Moderna, que abriu novos caminhos para a literatura do país, lançando nomes como Oswald de Andrade e Carlos Drummond de Andrade. Na atualidade, o escritor Paulo Coelho, nascido no Rio de Janeiro, é o brasileiro mais famoso do mundo no universo literário, tendo batido recordes de sucesso comercial com seus livros O Alquimista, O Diário de um Mago e Onze Minutos. Outros autores contemporâneos importantes da região sudeste são: Rubem Fonseca, de Minas Gerais; e Ignácio de Loyola Brandão, de São Paulo.
ImagemTurismo
Turismo
Apesar de ser conhecido pelas famosas praias como, por exemplo, a praia de Copacabana, os dois símbolos que espelham o turismo do Rio de Janeiro são o Cristo Redentor, (também chamado de Corcovado por conta do morro onde está localizado) e o Bondinho do Pão de Açúcar. No estado de São Paulo, um dos grades destaques no que diz respeito a pontos turísticos é o Parque do Ibirapuera. No estado de Minas Gerais, dentre as várias atrações turísticas, um dos locais que mais se destaca é o centro histórico da cidade de Ouro Preto. Por fim, como um dos principais pontos turísticos do estado do Espírito Santo, temos o Parque Estadual da Pedra Azul.
Back to List