Home
Mapa
Cadastro
Regiao
Nome
ImagemDanca
Danca
Algumas das danças típicas da região sul da Brasil carregam forte influencia europeia, trazida junto dos imigrantes de lugares como Itália e Alemanha. Por meio do fandango originou-se, no Rio Grande do Sul, uma série de outras danças, com nomes e características próprias, sendo elas: Quadrilha; Dança de Fitas; Dança de São Gonçalo; Frevo; Samba de Roda; Batuque; Baião.
ImagemCulinaria
Culinaria
A culinária sulina recebeu influencia dos países que fazem fronteira ( Argentina, Paraguai e Uruguai), sendo o churrasco uma das principais comidas derivadas. É comum também arroz carreteiro, pinhão, paçoca, polenta, costela, cacau, tainha na taquara entre outros... Além disso, é corrente vermos frutos do mar, pirão, doces como a ambrósia (de origem portuguesa) e o sagu de vinho, ou a bebida mais famosa dos gaúchos; o chimarrão.
ImagemMusica
Musica
No Rio Grande do Sul, os estilos encontrados são praticamente bugio, o venerão, xote, valsa, chamarrita, além das musicas folclóricas como balão , tatu, fação, pau de fita.Já em Santa Catarina um estilo que chamado de musica de bandas, parecido com a marchinha, recebe também a influencia do estilo gaúcho.
ImagemFestas
Festas
A Festa da Uva celebra a tradição dos primeiros imigrantes italianos e aconteceu em cidades do interior do Rio Grande do Sul. O primeiro deles aconteceu em 1931, em Caxias do Sul, um dos maiores produtores as vinícolas do país. A celebração é realizada uma vez por ano. O maior evento de Natal do mundo atrai mais de 2 milhões de turistas, que visitam a cidade de Gramado na Serra Gaúcha. O Natal Luz começa no início de novembro e segue até janeiro, período em que os turistas assistem a belos espetáculos como Nativitaten e Natalis, além de parar no centro da cidade e aproveitar ruas e edifícios decorados.
ImagemFolclore
Folclore
Lenda do Saci-pererê: Saci-pererê é um ser negro, pequeno e possui apenas uma perna que vive nas florestas e é famoso pela suas travessuras. Está lenda surgiu no Sul, pela influencia da cultura africana e indígena. Dentro da lenda não existe apenas um saci, mas sim vários. Sua principal prática é incomodar os cavalos, durante a noite. Falam que ele costumava sugar o sangue dos cavalos, e os amedrontava.
ImagemArtesanato
Artesanato
O artesanato da Região Sul é bastante diversificado e sofreu influência de diversas etnias. No Paraná, alguns objetos que possuem grande aceitação preservam as características e tipicidade dessas etnias, a exemplo das pêssankas (ucranianas), e do origami, kirigami, oshibana e ikebana (japoneses)
ImagemVestimenta
Vestimenta
O traje típico utilizado pelos sulistas recebe o nome de pilcha. Para homens, a pilcha inclui botas, bombacha guaiaca, com ou sem faixa, camisa, colete, casaco ou jaqueta, e lenço. Para mulheres, o conjunto é composto por saia e blusa ou saia e casaquinho ou vestido comprido, saia de armação, bombachinha, meias e sapatos.
ImagemLiteratura
Literatura
A literatura da região sul do Brasil é rica e diversificada, refletindo a influência de diferentes culturas, como a indígena, a europeia e a africana. Ela abrange uma variedade de temas, desde a valorização da natureza até questões sociais e políticas. Autores como Érico Veríssimo e Simões Lopes Neto são exemplos importantes dessa região, explorando a identidade local, os costumes e os conflitos históricos. A diversidade é evidente tanto na prosa quanto na poesia, com obras que capturam a essência do sul do Brasil e suas particularidades culturais e sociais.
ImagemTurismo
Turismo
Cataratas do Iguaçu: Com mais de 275 quedas d’água, as Cataratas do Iguaçu formam um espetáculo impressionante da natureza. A majestosa Garganta do Diabo é a maior e mais famosa das quedas, com cerca de 80 metros de altura. A força das águas caindo verticalmente cria uma névoa que envolve a paisagem, proporcionando um espetáculo visual incrível. Beto Carrero World: Em 28 de dezembro de 1991 o sonho começou! Na cidade de Penha, Beto Carrero se arriscou e idealizou um novo negócio, com alguns brinquedos infantis e duas lonas de circo.
Back to List